VERDADEIRA E FALSA PIEDADE

02/03/2024

Por: Prof. Samambaia

VERDADEIRA E FALSA PIEDADE

Contra os falsos espiritualistas no Movimento Tradicionalista Católico

· Introdução

É comum naqueles que fazem parte do Movimento Tradicionalista Católico (MTC) uma polarização entre aqueles que se dedicam somente ao estudo e aqueles que se dedicam somente à espiritualidade. A exceção são os que conseguem equilibrar a vida ativa e vida contemplativa[1], que é o dever de todo católico, pois, somente com estudo ninguém consegue alcançar a contrição dos pecados que vem pela oração, assim como ninguém consegue saber o que precisa crer e fazer para ser salvo somente se aventurando à vida de oração sem nenhum discernimento. Nosso Senhor é Sabedoria Eterna, esta que contém toda a Verdade, e os únicos meios de se chegar à união com Ele são o recebimento da instrução doutrinária e vida de oração. Porém, infelizmente, há fariseus entre os que se dedicam somente à doutrina e entre os que se dedicam somente à espiritualidade. Um pensa ser melhor do que o outro em certos casos, e tece juízos temerários como imputar ignorância ou falta de virtude. Mas, a verdade é que no MTC não nos conhecemos bem a ponto de poder fazer esse juízo. No foro da consciência, só Deus é juiz.

· O que é necessário estudar?

Muitos me perguntaram sobre "o que é preciso estudar" para estar seguro de sua fé e não cair em falsos discursos de padres inexperientes (ou mal intencionados) e para não se escandalizar com infiltrações externas e internas nos grupos tradicionais (Rosa Cruz, Tariqas, Maçonaria etc.), e a minha resposta, contudo, não é nada simples.

O católico tem o dever de fazer alguma coisa pela Igreja, isso é algo que deve atingir a consciência de todos: VOCÊ PRECISA SAIR DA ZONA DE CONFORTO E LUTAR DE ALGUMA FORMA CONTRA ESSES INIMIGOS. Mas "como" você fará isso é outra história. Em seu livro "Alma de todo apostolado", Dom Chautard afirma que além do apostolado ATIVO, ou seja, mediante a pregação, a instrução ou disputas contra os hereges, existe um outro meio de apostolado, que é o da oração e penitência. A chama viva do Espírito Santo é o principal combustível do orante assim como do pregador, e se você não tem aptidão para o confronto aberto com os inimigos, esteja ARMADO INTERIORMENTE contra os demônios que assessoram estes inimigos. Faça um apostolado da oração, do recolhimento e da penitência, tal como dizia Santa Teresa de Jesus em "O Caminho de Perfeição" onde exortou suas filhas carmelitas a orarem e fazer penitência para que o "PADRE INÁCIO DE LOYOLA" (Santo Inácio de Loyola) e sua "gloriosa ordem clerical" vencesse a luta contra os hereges. E deu certo.

Então, o que é necessário? Saiba o Catecismo Romano, o Catecismo de São Pio X, leia a vida dos santos, seja assíduo na leitura da Sagrada Escritura e atente em COMO os escolhidos de Deus venciam as batalhas. Um grande exemplo é o do Livro de Judite, onde para livrar Israel das garras do inimigo ela fez justamente um apostolado da oração e penitência para que os soldados de Israel pudessem vencer a guerra. A guerra é oração, e a oração é guerra. Nós oramos não apenas com o coração ou com a boca, mas com nossas obras. É nesse sentido, segundo Orígenes, que Nosso Senhor ordenou "orai sem cessar".

E não se esqueça: instrução nunca é demais. Leia, sim, os doutores da Igreja, leia as obras dos sacerdotes que foram protagonistas no combate verdadeiro contra o Concílio Vaticano II e suas obras, tal como as obras do Pe. Dr. Joaquim Saenz y Arriaga, Pe. Shonbroodt e Pe. Anthony Cekada. É assim que você mescla a vida ativa e contemplativa também.

· O quanto preciso orar?

Eu poderia simplesmente responder essa pergunta assim: até a morte. Mas vou além, e direi: ore até depois de morrer. "Como é possível?" me perguntará, e eu direi: "você quer ir para o inferno ou para o Céu? Quem deixa de rezar após a morte são os condenados ao inferno", enquanto as almas benditas e santas continuam orando. Exclua de uma vez por todas do seu coração qualquer flerte em vacilar e ir para o inferno. A nossa batalha é uma batalha de amor por Nosso Senhor Jesus Cristo, em tentar honrar o mínimo de Seu Preciosíssimo Sangue derramado por nós, ingratos e soberbos pecadores que necessitamos da Divina Misericórdia a cada batida de nossos corações. E se de fato você sabe que precisa, ofereça até as batidas de seu coração para que a Santíssima Virgem os torne mais fortes para amar mais ainda Nosso Senhor.

É preciso orar até que, no exame de consciência, você comece espontaneamente a fazer vista grossa com os pecados veniais. O amor cresce na medida em que notamos que o objeto desse amor merece sempre mais do que nós oferecemos de nós mesmos atualmente. Deus pede a vida, a reputação, o emocional e até mesmo a saúde de uns no combate doutrinário justo, e pede dos que se recolhem na oração os mais recônditos aposentos de suas almas para que Cristo esteja em vocês e vocês em Cristo, fazendo da oração um fato consumado mediante a fé, a esperança e a caridade.

Não se apegue a planos de oração rigorosos onde você se sinta fatigado. As únicas devoções que você está, de fato, por Tradição católica e frutos incontestáveis de sua frequência, obrigado a praticar, são a do Santo Rosário, da Via Sacra e Exame de consciência. Você pode fazer apenas estas se quiser, e não há problema, é o suficiente para abandonar mesmo o pecado venial e crescer na união com Deus. Mas se quiser adicionar outras como a de algum outro santo, tal como o Glorioso Patriarca São José, Guardião das Virgens e modelo de pobreza, devoção essa a qual eu recomendo insistentemente, pois aquele a quem, não sendo pai de sangue, mereceu a submissão da Mãe de Deus e do Criador Encarnado, foi confiado o titulo de Patrono dos moribundos, certamente foi dada também a segurança de salvação para os que invocam. Como dizem os santos, ser devoto de São José é sinal de eleição.

· Advertências aos de vida mais ativa

Tenham em mente sempre a paciência para com os que não são tão adiantados nos estudos. Embora não o sejam nesse quesito, podem ser bem mais na vida de oração e prática das virtudes, e com certeza ele precisa ter muita paciência com você caso você tenha sempre a disposição respostas ásperas ou mal educadas, o que já indica que sua ciência apenas o inchou.

· Advertência aos de vida mais contemplativa

Vós o sabeis mais do que eu o que Santa Teresa de Jesus diz em quase todos os capítulos de suas obras: a humildade é o segredo do progresso na vida de oração. Vós o sabeis bem mais do que eu, principalmente os mais experimentados na oração, os que já receberam de Nosso Senhor e manancial de nossas almas: quem se exaltar será humilhado, e quem se humilhar será exaltado. De que adiantarão tantos suspiros, gemidos inefáveis do coração e Ave Marias do Santo Rosário se você se gaba de rezar muito em público narrando como é devoto e quantas penitências e orações faz durante o dia em desprezo do arrogante irmão que entende muito de doutrina? De nada adiantarão a não ser para vos servir de pena.

· Conclusão

Caim matou Abel por inveja, e os irmãos de José do Egito o venderam por inveja. Porém, São Pedro e Santo André foram pregados em uma cruz em imitação do Divino Mestre, um foi crucificado de cabeça para baixo em um modelo de cruz igual o de Nosso Senhor, enquanto o outro foi em uma cruz na forma de X. Imitemos o exemplo destes irmãos, pois, apesar das diferenças em nossas lutas, no fim, todos devemos estar pregados na Cruz como Cristo.


[1] SANTO TOMÁS DE AQUINO. Suma Teológica: IIa-IIae, q. 180-182.

Decoração de casa © Todos os direitos reservados 2023
Desenvolvido por Webnode Cookies
Crie seu site grátis! Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também! Comece agora